Internet lenta? Nem sempre é culpa da operadora

Se você está incomodado com a lentidão da sua internet e culpa insistentemente a operadora chegando a ligar muitas vezes para eles resolverem a sua situação.  Mas eles insistem em dizer que está tudo ok. Acredite há vários motivos para sua internet estar lenta.

Maioria das conexões são por intermédio de rede Wireless, há grandes chances de a sua internet estar mais lenta devido a isso, pois sua operadora não irá ter o controle sobre o espaço de sua casa. Ou ainda sobre os móveis e paredes que estão interferindo na rede e ocasionando a perda de pacotes. A maneira mais recomendada, caso não necessite da portabilidade por exemplo de um notebook, é conectar um cabo para receber toda a conexão que você está contratando.

Mas não só com notebook se navega na internet hoje em dia, a maioria dos usuários utilizam tablet ou celular, que não contem entrada para o cabo de internet. Nossa dica é ficar próximo do roteador, evitar muitas paredes, que são obstáculos para seu sinal e isso interfere muito na velocidade. Se você tem que ficar distante, da fonte de sinal, uma opção interessante é ampliar esse sinal, com mais roteadores, ou repetidores.

Lembrando quanto mais distante você fica do seu Roteador, mais fraco fica seu sinal, consequentemente sua conexão ficará mais lenta.

Veja alguns dos motivos mais comuns, que ocasionam lentidão na velocidade da sua internet:

 

Atualização do Windows

Um dos problemas mais graves atualmente, e que vem ocasionando muita lentidão na maioria das conexões. É a atualização automática do Windows, principalmente se for Windows 10, o Sistema Operacional fica em constante atualização, isso interfere e muito, na velocidade de sua internet. Muitas vezes o usuário nem percebe, pois a atualização fica em segundo plano no sistema. Somente com conhecimentos avançados você consegue identificar. Para resolver esse problema clique aqui. Preparamos um tutorial passo a passo para você diminuir o alto consumo de sua internet. Causado pelo Windows.

 

Internet dividida com outras residências

 

Você divide a internet? Se sim, com quantas pessoas? Você tem controle de tudo que eles utilizam?

Pois é, são perguntas simples, mas que respondem muita coisa, que talvez você não saiba. Nem sempre, a velocidade é dividida igualmente, quando a internet é compartilhada.  Sem um gerenciamento avançado de rede, a velocidade é dividida de acordo com a demanda. Por exemplo:

Se você utiliza apenas para navegar em sites, para ler artigos, notícias, e outra pessoa para fazer downloads. Então, terá mais velocidade para quem está baixando o arquivo, do que para pessoa que está apenas navegando, pois o download exige muito mais internet. Se os downloads não forem controlados por um gerenciador, com configurações adequadas, todo pacote de velocidade da internet pode ser comprometido, redirecionando tudo para esse processo, ocasionando assim muita lentidão, e muitas vezes até a queda da conexão.

 

 

Outro exemplo, comum e frequente em caso de internet compartilhada, é utilização de serviços que usam muito tráfego de rede, como YouTube ou NetFlix, há outros mas vamos citar os mais utilizados. O Youtube exige muito de sua conexão, ele baixa o vídeo, para reproduzir sem travar, assim como o Netflix. Mas é possível resolver esse problema configurando a qualidade do vídeo assistido. Isso diminui o tamanho do arquivo, melhora o tráfego da sua rede e sua internet não ficará tão lenta. Como dito anteriormente quem utilizar serviços que exigem mais banda, terá a maior parte da velocidade da internet, se as configurações indicadas não forem feitas.

Essas informações valem também para internet não compartilhada, ou seja você pode não dividir com o vizinho. Mas tudo que foi dito deve ser verificado, se sua internet está lenta e sua operadora diz que não há nada errado.

Sua internet sempre funcionou assim, agora ta lenta… É isso que você diz quando a operadora sugere, outro pacote?

Muitas pessoas acham que de repente a internet ficou lenta, a operadora diz que não há nada errado. E sugere que aumente a velocidade, pois o consumo está auto. Mas você insiste, em dizer: “sempre funcionou assim” ou “sempre foi boa e ficou lenta“. Mas será mesmo?

Observe que a tecnologia está sempre em evolução, os sites estão sempre sendo atualizados constantemente, as imagens estão cada vez maiores, pois a cada dia surge smartphones mais tecnológicos com câmeras melhores. Sendo assim as fotos que antes carregavam rápido em sites como Facebook, demoram mais para serem carregadas, tanto para ver, quanto para enviar. No inicio, sites como o Facebook por exemplo, não exibia videos, agora ele tem vídeo e reproduz automaticamente em HD, na melhor qualidade do vídeo, isso exige bastante de sua conexão.

Não somente o Facebook, mas muitos outros sites, aplicativos e serviços também atualizam com frequência, ficando cada vez mais “pesados”. Ou seja, exigem cada vez mais uma internet de alta velocidade. Então se 1 Mega supria sua necessidade, hoje será bem provável que ficará lento.

Observe também, se algum dispositivo, foi adicionado em sua casa, como SmartTV, SmartPhone, Chromecast, Notebook etc…

Outra dica, é verificar seu Whatsapp, um dos aplicativos mais usados atualmente, e que tem causado muita “dor de cabeça”, para conexões inferiores a 3 Mega. Esse aplicativo vem como uma configuração padrão para baixar todo tipo de mídia( Vídeo, Imagem, GIF, Àudio), automaticamente. Nossa dica é desativar essa opção de Download automático, isso reduzirá bastante o consumo da sua internet, assim ela não ficará lenta. Mas porque o Download do Whatsapp automático minha internet fica lenta?

Se você tem muitos grupos ou contatos, que com muita frequência enviam muitos conteúdos, tudo isso será baixado de forma instantânea, isso exige bastante da internet para poder copiar esse conteúdo para o telefone. Se tudo for configurado para para manual ao invés de automático você reduz consumo da internet e espaço no seu smartphone.

Motivos que ocupam sua internet e deixam sua internet lenta sem você saber

Se nenhuma das alternativas sugeridas até agora, você encontrou em sua conexão. Há muitos outros “inimigos” ocultos na sua rede.

São eles:

Antivirus atualizando automaticamente;

Antivirus que faz verificação online;

Escutar musica no Youtube quando faz outras tarefas na internet, mesmo não assistindo o vídeo ele está sendo carregado e isso interfere na conexão;

Computador, Notebook, Tablet ou Smartphone lento;

Virus ou Malwares prejudicando o dispositivo;

Cache do navegador com muito tempo sem limpeza;

Navegador com problemas na instalação;

Problemas no site que está tentando utilizar;

Aplicativos atualizando no smartphone;

 

Fonte: http://tacnettelecom.com.br